Eu não vejo um blockchain com token como solução pra isso... Acho que traz uma complexidade e desvia o foco que é a entrega de mensagens, que pode funcionar bem sem isso.
Os relays e clientes deveriam implementar o PoW (double-check) e ter um mecanismo de p2p para troca/discovery de mensagens. Funcionaria muito bem com um DHT para armazenamento descentralizado, que já traz um sistema de endereçamento para a mensagem ser encontrada independente do nó onde ela esteja. Se a entrega da mensagem for feita através de um sistema como TOR ou LN, onde ela encontra a melhor rota dentro da rede e é entregue na base do p2p, você consegue garantir privacidade ao local onde a mensagem está armazenada (sem doxxar o nó). Algo como o que a Veilid está fazendo, com um pouco menos de privacidade visto que é para a construção de uma rede social.
O problema desse modelo é que os nós não poderiam sair do ar ou vc perderia parte das mensagens. um modelo de consenso garante que todos os nós tem todas as mensagens. O token é pra incentivar as pessoas a manterem "relays" rodando, o que hj é voluntário, mas tem custo alto (muita banda e io, se eu estivesse hospedado na amazon tava falido já).
e sim, o pow tem de ser obrigatório. não dá pra ficar sem pow.