Oddbean new post about | logout
 Hoje de manhã, no caminho para o trabalho, presenciei uma cena que me fez refletir profundamente. Costumo passar por uma garagem abandonada onde um morador de rua costuma dormir. Hoje, ele não estava lá, mas notei entre seus pertences dois livros, um deles intitulado "O Poder da Esperança".Não quero discutir as razões que o levaram a viver nas ruas, seja por causa de drogas ou problemas psicológicos. O que realmente me chamou a atenção foi o fato de ele ter livros. Isso indica que, em algum momento, ele foi alfabetizado. O que me surpreendeu ainda mais foi o fato de ele ter separado tempo para ler, especialmente um livro com um título tão significativo. Essa observação me fez questionar alguns dos meus próprios pensamentos. Durante minha caminhada para o trabalho, às vezes me pego reclamando mentalmente: sobre o salário que não reflete o meu merecimento, sobre como o dinheiro que se desvalorizar a cada dia, e sobre outros pensamentos negativos que me assolam. Ver uma cena como essa me desestabiliza. Minha intenção com esse relato é apenas expressar esse pensamento, que tanto me impactou. 
 A maioria desses moradores de rua tem vicio em álcool ou drogas e uma boa parte comete pequenos furtos para se manter. Muitos ainda ficam pedindo dinheiro para comprar cachaça, xingam, ameaçam, brigam entre eles, defecam onde não devem. Sei que é facil se comover mas a verdade é que a maioria não é flor que se cheire. 
 Alguns caem nessa vida por conta perderem a mulher, depois que ela leva tudo ficam arrasados e caem em nos vícios das ruas. 
 Na maior parte das vezes, quando vejo alguem ajudar um morador de rua, percebo um olhar de contentamento neles, como "Tô desesperado, me ajudem", alguém dá dinheiro: "Opa, cachaça e o pão do dia tão pagos".

Infelizmente nem todos querem sair dessa vida, é uma prisão com comida, água, álcool, liberdade, sem hora, sem trabalho, ninguém enchendo o saco...

Esse é o resultado de uma sociedade com um dinheiro que perde valor com o tempo.  
 Ele tem todo tempo do mundo. Nao esta na clt, a ociosidade faz isso....