O problema do brasileiro é não aceitar que na vida exige-se sacrifícios. Hoje tive que ouvir de três juniors que não dá pra estudar quando veem o PS5. E recebi a notícia que eles vão ser demitidos, diversas oportunidades, recurso e mesmo assim jogam fora.
o brasileiro médio é a personificação do joão preguiçoso e da cigarra na parábola da cigarra e da formiga. Poderia até especular que são assim por causa do seu círculo social ou seus ídolos. Mas passaria a mão em quem não mereçe. Tem quem já escolheu ser assim.
As pessoas são o que elas são. Eu não vou ser hipocrita, sou preguiçoso para diversas coisas, porém; quando é de minha responsabilidade por mais tediosa que seja eu vou executar o mais rápido e da melhor forma possível. Galera acha que é só fazer um cursinho e tá bom, na área de tecnologia (acredito que nas demais tmb) vc precisa de repetição, prática constante.. só assim vai ficar bom.
Eu não culpo completamente o indivíduo, porquê são pessoas que vieram do sistema de educação prussiano, uma doutrina, e a mesma implanta no subconsciente do indivíduo que estudar é sempre sacrificante.
Mas sempre foi. Não se trata de uma doutrina, é uma questão fisiológica. Vc jogar, ler um livro, maratona séries por horas e horas vai liberar dopamina e serotonina. Pq vai estimular sua felicidade e sensação de conforto, prazer e relaxar. Agora vc se forçar a fazer algo que é chato? É difícil, falo por mim mesmo. Odeio estudar, porém, desenvolvi minha própria forma de estudo para otimizar meu dia. O ponto que hoje em dia a galera novata acha que são boas só por entrar numa empresa legal. E falta de oportunidades nos três não faltou, aqui trabalhamos com plano de carreira, então eles tiveram a escolha entre seguir com backend, sre ou front.