Às vezes bate uma sensação de desgosto de mim mesma quando eu penso "Po, e se eu tivesse comprado Bitcoin a tantos anos?", ou "E se eu tivesse visto o Daniel Fraga em 2012, 2013...?". Bate ela angústia de que você poderia estar muito melhor de vida hoje. Eu sei que tem aquela de "Mas talvez você nem entenderia o que era, hoje você compra e já aprendeu"...
Eu sei, e que bom, realmente, se fosse um anos atrás, talvez eu compraria achando que era investimento, perdesse as chaves e nunca mais quisesse ouvir falar de Bitcoin. Mas aí que fica o "E se eu tivesse entendido cedo?". Só digo uma coisa:
É foda.
Vdd, fico triste em saber que em 2008 eu tava comendo terra ao invés de comprar Bitcoin
É só lembrar que você fez o melhor que você poderia fazer com o conhecimento que tinha na época.
É o que muita gente sente ao encontrar Jesus.
?
Supondo que vc não entendeu o paralelo...
Essa sensação de oportunidade perdida, esse desgosto do tempo passado longe da verdade, é frequente entre os que se convertem já na vida adulta.
Food for thought.
Por isso digo que o conhecimento é tudo. Se naquela época eu tivesse pesquisado, estudado um pouco mais sobre novas tecnologias, eu teria encontrado o bitcoin e reconhecido sua importância e com certeza teria comprado.
Às vezes a gente fica magoado pois por teria tido uma cabeça melhor e ter investido ou investido mais. Agora vamos aprender a lição e poupar em BTC para que em 2034 não venhamos nos arrepender novamente.
se eu tivesse descoberto o bitcoin quando ele surgiu, acho que eu teria achado que era fantasia. Pra mim entender o bitcoin foi um processo, levou meses pra entender de verdade, acho que vai ser assim pra muita gente ainda, e isso é bom pois só vai aderir quem entender de verdade, quem não entender também vai se beneficiar, mas vai ser doloroso para eles.
no meu caso não tenho essa sensação de culpa.
Pois naquela época eu era criança, eu não tinha dinheiro e muito menos recursos para minerar btc ou usar como cold wallet.
E mesmo que tivesse, ainda teria o fator chamado maturidade para entender a razão do bitcoin existir e adotar ele como reserva de valor.
sem contar que o conteúdo para aprender a usar é denso e complexo (saber o que é teoria dos jogos, inflação, cdbc, fullnodes, pgp, multisig, xpub e dentre outros).
Ou seja, foi uma série de fatores que fez demorar para aderir ao btc e sinto bem ao saber que ainda está cedo.
Aquelas, tivesse morado mais um ano com meus coroas esquerdistas, em 2019, e continuasse botando em bitcoin o que comecei a botar em aluguel, teria o bastante pra não depender mais de emprego 🥲...Mas Deus sabe o que faz, norando junto seria caoaz de rompermos relações durante a fraudemia.
Pensei o mesmo em muitos momentos, tive a oportunidade de comprar em 2017, mas será que teria mantido até hoje? Teria entendido? Talvez no momento que aumentasse 50, 60% eu provavelmente já teria vendido tudo.
Enfim, tudo ao seu tempo.
Eu fui apresentado ao bitcoin pela primeira vez em 2017 com a famosa pirâmide AWS Mining. Se eu tivesse o conhecimento que tenho hoje, tenho certeza que não teria caído no papo de piramideiro.
Sim, têm uns bots que curtem qualquer comentário que tem "Bitcoin" no meio, sempre que eu, ou meu amigo, ou alguém daqui faz um post que tenha "Bitcoin", na mesma hora ele é curtido 1 ou duas vezes por bots. É estranho, não sei quando começou.