Ao ler essa nota me peguei pensando no quando nostr:npub1vxd0dfst8ljvwva2egrpc53ve8ru78v8aaxfpravchkexmfmmu3sqnrs50 pode ter esclarecido e muito, como o ambiente #nostr pode ser “lido” para os recém chegados. Gosto de sua habilidade ao encontrar dificuldades em cenários de clientes e relay’s; enquanto na mesma proporção, os apresenta soluções para estes supracitados. Dito isso, fica claro: comparar experiências anteriores de outros ambientes, achando que pode ser igual aqui, é um erro que frustra os mais jovens usuários.
De modo geral, as redes sociais não são para todos as pessoas — embora, a ideia inicial do Marco digital, era amplamente conectar e aproximar todos os usuários uns dos outros. Mas com o tempo, passamos a perceber que alguns têm necessidades maiores que outros, seja: Aprovação; engajamento; curtidas e ou apenas um pulso elétrico forte, de interação; o que em #nostr, essa sinergia é construída diariamente e tijolo por tijolo (e pode não se desenvolver como estes imaginam, assim como também, velocidade que cogitam a cada nota).
A persistência também é valor a ser cultivado, no indivíduo aqui. Não falantes do inglês, também afeta essa ambientação — o que recentemente, tem aos poucos caído por terra, se você começar a fazer uma varreduras por perfis falantes da língua portuguesa (por exemplo); encontrará muitos novos usuários. Mas sobre a ótica de ter a “ATENÇÃO PERCEBIDA”, é uma dificuldade mais ampla para pensar — e está além do Nostr; por mais incrível que os protocolos possam ser.
Em suma, nunca haverá um ambiente perfeito. Mas estes podem escolher o que lhe agrada e seguir nessa direção; excluindo ou deixando de lado o que não. nostr:note13r43lux4s3zxft349x9tr73u6tz4rmw275tp47j304ktkuscyl9syhfd54