## Apagando seu arquivos de forma segura com `shred` no Linux **O `shred` é uma ferramenta que apaga arquivos de forma segura. Por padrão o `shared` sobrescreve o arquivo com dados aleatórios por 3 vezes, tornando irrecuperável**. Em um terminal use comando `cd` para ir até a pasta onde está o arquivo. Exemplo: ``` cd Documentos ``` **Usar o Comando `shred`** **Para sobrescrever um arquivo:** ``` shred meuarquivo.txt ``` **Para sobrescrever e remover:** **basta acrescentar `-u` .** ``` shred -u meuarquivo.txt ``` **Para sobrescrever o arquivo** **E em seguida preencher o arquivo com zeros use `-z`** ``` shred -z meuarquivo.txt ``` **Confirmar que o Arquivo Foi Apagado** Use o comando `ls` para listar os arquivos na pasta: ``` ls ``` #### Lembrando que, uma vez usado este comando o arquivo não poderá mais ser recuperado! #linux #terminallinux #privacidade #segurança
Não é recomendado fazer isso com SSD, entretanto, pois cada escrita ao drive reduz a vida útil dele. Para ssd existem outras formas melhores, que infelizmente não sei ainda.
De fato, reduz a vida útil dos SSDs, mas já comprovaram que no fim, é mínimo o impacto real. Fazendo isso uma vez ou outra é como se você perdesse - hipoteticamente, depende muito do ssd - 1 ou 2 dias de uso, pra um ssd que deveria durar de 5 a 10 anos (e normalmente até esse período já teriamos outro ssd). Mas enfim, pra SSDs dá pra usar blkdiscard em um ssd com suporte a TRIM, pra ele descartar blocos, mas por ele só descartar blocos, não descarta arquivos. Querendo ou não shred é uma solução bem viável pra manipulação de arquivos em específico.