Oddbean new post about | logout
 Nisso eu concordo plenamente, em suma, é exatamente isso que venho afirmando em resposta a você.

Ninguém é obrigado a pedir a sua permissão para cozinhar alface porque você foi o primeiro a pensar nisso, mas também, ninguém pode ir lá e pegar do alface que você cozinhou. 
 Mas o alface não é um bom exemplo, pois  aí é roubo kkk

Já no caso de um texto, software ou outra produção intelectual, desde que não roube o livro, invada a casa e etc... Não é crime. Só não é respeitoso se passar como o autor. 
 Ou seja, desde que tenha a permissão.

No caso de software, acho que um exemplo que pode deixar mais claro é... 

Digamos que você tem um software que escreveu para implementar uma ideia sua. A ideia não é sua, mas esse software é, você é dono da sua implementação da ideia, e se alguém copiar esse software, no sentido de cópia e cola mesmo, sem escrever o código só pegar o seu existente, sem a sua permissão é imoral. 

Mas uma vez que você o vendeu para alguém, esse software, que pode ser copiado infinitamente agora pertence a pessoa a que você vendeu, e ela pode fazer oque quiser com ele, incluindo fazer cópias e vender, é parte da sua responsabilidade como dono incluir isso no preço se for vender.

E se alguém que pensou na mesma ideia, ou mesmo viu seu software em execução, uma vez que você o tornou público ou o vendeu para alguém que o tornou público, e essa pessoa implementar um software que faça as exatas mesma coisas igualzinho e etc, jamais deve ser penalizada, pois é o trabalho dela, e por tanto é a sua propriedade.

Acho que isso deve esclarecer mais o meu ponto de vista, embora por texto seja mais complicado explicar as coisas, um dia teremos spaces aqui para discutir essas coisas por voz e será mais top.