De qualquer forma, a ideia é interessante, ou ao menos me deu uma ideia interessante. A pessoa que estava spammando a lista "VIP" com emojis já se revelou. Quanto a outros ataques, principalmente os que possuem strings fixas ou repetição que podem ser facilmente identificados, se os relays conseguissem detectar esses IPs e passassem a servir notas falsas apenas para os spammers, isso teoricamente manteria os robôs ocupados respondendo notas falsas, sem precisar de WoT, PoW, relays pagos, smart contracts via Lightning, validação NIP-05 e todas as outras medidas de proteção que acabam prejudicando os usuários finais.
Dito isso, o atacante poderia facilmente ler notas reais de um IP "limpo" e adicionar notas em uma fila para os bots responderem. Ele também poderia monitorar se as notas dos robôs estão aparecendo a partir do IP "limpo" e rotacionar IPs sujos. Mas, para fazer isso, a pessoa teria que realizar um ataque bem mais sofisticado. Uma coisa que o "Duck" mostrou é que muitos relays sequer estão se dando o trabalho de bloquear um único IP.
A "corrida" entre spammers/crackers e secops sempre foi assim. O unico sistema seguro é quele que está desligado, fora da tomada. De resto, vc aumenta os custos de um ataque para desencorajar que os atacantes o realizem. A ideia de mensagens falsas é uma forma de aumentar o custo. Se o spamer resolver pagar esse custo, vc corre atras de outra forma de aumentar os custos dele, até chegar no limite do orçamento do que ele quer fazer em troca de um benefício quase nulo (no caso, só 15 minutos de fama mesmo, porque não tem retorno nenhum disso)