Oddbean new post about | logout
 Quem afasta as pessoas de conhecerem e aprenderem sobre Bitcoin são os maximalistas. 
 Maximalistas normalmente são pessoas que:


1 - Sequer leu o whitepaper do bitcoin e, se leu, não entendeu porra.

2 - Não sabe como funciona o protocolo, sequer sabe quais criptografias são usadas.

3 - Não sabe explicar a origem do Bitcoin e distorce para qual finalidade foi feito. 
 4 - Enfia uma visão progressista no Bitcoin, dizendo para as pessoas usarem Lightning Network e trocar seus BTC por L-BTC, puro suco do golpe cibernético. 
 5 - Diz que o Estado é o vilão, mas se masturba todo dia pensando em El Salvador e Suíça. 
 Todos estão se afastando de conhecer algo.

Toda vez que nos colocamos num grupo ou em um pensamento, podemos aprender com ele, mas ao mesmo tempo temos uma grande tendencia de nos fixar nos limites dele.

Acho que quem é maximalista conhece a verdade de que o Bitcoin é hoje um dos melhores, senão o melhor, item para proteger o patrimônio, mas, por outro lado, tende a esquecer, que o dinheiro não engrandece alguém, mas sim, o que ela de fato visa, compreende e produz.

Já houve a discussão a alguns séculos atrás do que era de fato riqueza, se era advinda propriamente dos bens (mercantilismo) ou se era advinda da produção (comercialismo), e acabou se descobrindo que a produção era o que enriquecia a sociedade, pois com as soluções dela, os ganhos e benefícios se ampliavam, já com os bens, ela mais se mantinham. Foi esse princípio que moveu a industrialização e o aumento geral da eficiência de produção. 
 nostr:nprofile1qqsw6ql62nscdqxmq3qal5tteam4tse4sm9ytgeuuhnu6gqs68ppcsqpramhxue69uhk6mmwd96x7unvd9axzuny9ehx7um5wgcjucm0d5hszrnhwden5te0dehhxtnvdakz7qgawaehxw309ahx7um5wghxy6t5vdhkjmn9wgh8xmmrd9skctctppzcf 🤔 
 Bitcoin não protege patrimônio porque dinheiro não vale nada, é intermédio.

E na verdade, maximalista é exatamente o grupinho identitário que não entende nada de Bitcoin, acha que é investimento e que vai ficar milionário morando numa senzala.

Maximalistas de qualquer coisa é um horror, melhor exemplo de limitação do cérebro humano. 
 E quando eu falo do afastamento das pessoas do Bitcoin por causa dos maximalistas, é no mesmo sentido que as pessoas ficam longe do Twitter, por exemplo:

Sabem o tipo de raça suja que anda por lá, então ficam longe.

É exatamente o que os maximalistas fazem: afastam os propensos à adesão. 
 Se dinheiro "não vale nada e é só intermédio" você não precisa dele e nem que te paguem por algo, certo?

Obviamente não é assim, dinheiro não é meramente simbólico, é um produto, assim como qualquer outro e que tem o seu valor devido as suas propriedades fundamentais como bem de troca... 

A troca por dinheiro ainda é uma forma de escambo, mas ele é um item central que dá previsibilidade e facilidade a troca.

Concordo com você que quem coloca toda a vida em termos de lucros com Bitcoin tende a acabar se iludindo, mas nem todos são iguais e alguns de fato já enriqueceram, ou estão enriquecendo, através do Bitcoin, só que muitos se esquecem que a base é sempre ganhar dinheiro e equilibrar a vida, para depois investir.

E outra coisa... Algum maximalista te fez algum mau? Se você está com raiva deles, isso diz mais sobre você próprio, que sobre eles. Se você crê que está certo, não teria razão para se indignar em como usam o dinheiro deles. 
 Bem, eu pelo menos nunca vi ninguém pegando dinheiro pra comer. Sempre vi pessoas pegando dinheiro para comprar o que comer. Dinheiro só existe pra troca, não pra uso. Então não pode ser um produto.

E quando eu falo "achar que vai ficar rico morando em senzala" eu me refio aquelas pessoas que possuem pequenas frações. Obviamente que elas terão valorização exponencial no poder de compra, mas isso não é ficar milionário, ninguém vai virar Elon Musk comprando 1000 reais em BTC.

E não, ninguém me fez mal. Só estou falando fatos, normal viver do pragmatismo. 
 Mas essa discussão sobre dinheiro nem faz sentido de qualquer forma, pois Bitcoin não é moeda, tampouco dinheiro. Bitcoin é protocolo. 
 protecao de patrimonio é relativa e nunca é 100% garantida. 

meus Reais no banco devem evaporar quanto esse ano? inflação real deve ser uns 20%, aplicações estão entre 9% e 14%. 

O BTC tem outros riscos. Pode cair, podem perseguir, podem mandar meus dados pruma quadrilha entrar na minha casa arrancar as chaves. Mas, nos ultimos anos, protegeu mais que guardar R$ no banco. 

Diversificar implica em diversificar os riscos tambem. Aliás, dar lucro é bom, mas não evaporar é o meu objetivo principal. 
 
 O Bitcoin é um pouco diferente nisso, na verdade. Mesmo que o valor caia como aconteceu em 2022, sabemos que é só questão de tempo até que recupere sua alavancagem como já aconteceu agora. BTC é reserva de valor a longo prazo, então esse papo de "risco" e "especulativo" é só pra traders. 
 Maximalistas são chatos e meio idiotas, mas, acho exagero.

Quem mais afasta são os day traders. 
 Day traders não cagam regra sobre Bitcoin. 
 Dúvida sincera aqui.
Maximalista te afastariam de estudar e utilizar btc? 
 Eu sempre estudei o Bitcoin de forma independente. Mas se eu conhecesse o Bitcoin hoje, a resposta para sua pergunta é: obviamente que sim, me manteria longe. 
 * ouvir quem trabalha ou vive de BTC... sempre há o efeito 'papo de vendedor', ou, é como um cientista que acredita que a sua área/solução é a cereja do bolo, a panacéia universal. Muitas vezes é sincero, entra a paixão, a busca de esperança e propósito, é a natureza humana, e o ouvinte tem que ter paciência e dar um desconto. 

* subestimam o poder do leviatã. O classico é prometer responder 'perdi chaves em passeio de barco' pra Receita. Bem, antes do fisco caçar carteiras de auto-custódia, terá construído infra pra responder: 
"Pois bem. O imposto de 50% fica perdoado, mas se algum destes endereços BTC se mover no futuro, o sistema cobrará no seu DREX uma multa de 500%, automática, além de -500 pontos no crédito social."
 
 Bem, quem está buscando privacidade e comprou Bitcoin, foi mais um enganado pelos maximalistas. Bitcoin não foi feito pra ser privado, foi feito pra ser descentralizado. A privacidade padrão que o BTC oferece é consequência de sua descentralização. Eu não preciso me preocupar com isso, mas quem tem uma eexpectativa de vida longa, vai precisar fazer alguma coisa.