Se o bitcoin for proibido em instituições que dependem da regulação do estado, como exchanges, bancos, comércio grande e etc. Qual o valor vocês acham que o bitcoin teria para a sociedade? Seria somente um instrumento em que a maioria das pessoas que não confiam no sistema alocariam seu capital em bitcoin para trocar por fiat money em um momento futuro? Mas para isso, a maioria das pessoas precisariam ter baixa preferência temporal, seria como um esquema de previdência, os mais novos alocando para os mais velhos usufruírem.
Ou um sistema paralelo onde o Bitcoin faria o papel do ouro nos velhos tempos? Fiat e regulação do Estado de um lado, NOSTR, Bitcoin etc vivendo do outro?
Acho que vai acontecer um grande salto de adoção quando algumas pessoas tornarem-se btc only. O GGusttavvo LLimma tomou um block de 20MM. Talvez alguém diga pra ele que BTC é inconfiscável. Quando a primeira linha de profissionais, que podem se dar ao luxo de perder alguns clientes, virar btconly, isso vai gerar uma onda de adoção. O Estado não tem como controlar a saída de carne do Zé do açougue. Mas se não tiver comércios locais, p2p, btc não será tão útil como "resistance money".
Infelizmente o estado pode sim controlar a saída de carnes do seu Zé. Dificilmente alguém hoje consegue comprar produtos sem nota. O governo iria identificar notas de entradas, sem notas de saída. importante ressaltar que o fornecedor precisa emitir nota até mesmo de transporte, senão corre o risco de ter suas mercadorias apreendidas. O setor que mais irá conseguir se beneficiar, pelo menos inicialmente, seria o de serviço.
Sei não... o Zé é um péssimo açougueiro e tem muita "perda". Obviamente que com as coisas imateriais é bem mais fácil sonegar.
O presidente dos EUA emitiu uma ordem executiva tornando ilegal a posse de ouro por pessoas comuns. O ouro continuou a ser visto como reserva de valor… Eu sempre comparo o bitcoin com o ouro, pois o ouro, a depender de quais medidas se tome, é inconfiscável.
gostaria de saber como BTC rola na China. O nosso futuro deve ser parecido. Na china proibiram minerar, mas não pegou. tem que separar 3 grupos, não 2. Quem usa BTC 'oficialmente', aberto, taxas, etc; Quem tenta usar por fora, libertario, etc; mas vc esqueceu do 3o grupo: quem usa como parte de esquemas escusos de politicos/crime organizado/contrabando/trafico, que cada vez mais serão uma coisa só. Logico que a lei não vale pro 3o grupo. esse 3o grupo, e o fato de grandes paises e corporações comecarem a usar BTC indicam que não haverá proibicao total. mas eles podem fechar todas portas de exchange sem KYC, etc, multar e tirar pontos de credito social de quem não andar 'na linha'.