Minha bisavó nasceu no ano de 1900, no Brasil. Pelas descrições de meus tios e meu pai, ela era loira dos olhos azuis, características que foram herdadas pelo meu avô e pela minha prima.
Levando em conta as características físicas e a época em que ela nasceu, desconfio que ela seja filha ou neta de europeus. Porém, não há qualquer documento que comprove isso. O máximo que eu tenho é a certidão de nascimento dela. O marido dela, meu bisavô, tinha sobrenome italiano, mas não adianta muita coisa pois ninguém sabe de onde surgiu esse sobrenome.
Alguém conhece um meio de ter esse tipo de informação? Muito me interesso pelos meus antepassados.
A maioria dos brasileiros tem sangue italiano por conta da miscigenação dos povos da união ibérica com romanos desde a conquista romana da região, então não da para diferenciar tão bem no caso da tua bisavó se for pelo caminho da genética que por um lado acaba expondo seus genes e relações familiares para os laboratórios... Um parente meu, por exemplo, foi vinculado a outro no relatorio da genera.
Mas tem o caminho de ir pelos documentos e ir criando uma árvore genealógica. O caminho mais fácil de fazer isso é usando app de pesquisa hereditaria, como o family seach, pois eles tem acesso a vários registros, mas usar esses apps acaba em certa medida te expondo também.
Admito que eu não havia pensado a respeito da exposição de algo bem sensível meu. Eu tenho a árvore genealógica no Family Search até os meus trisavós (os nomes deles constam na certidão de nascimento da minha bisa). Infelizmente para aí, não sei de mais nada além disso. Talvez se eu ver no cartório da cidade onde minha bisavó nasceu...
Temerário afirmar isso. De MG pra baixo é um talvez, mas falar que pode ser a maioria é insano.
Ele tá se referindo a algo bem mais antigo do que a imigração de italianos pro Brasil. Os romanos, pode-se dizer, colonizaram a Península Ibérica há uns 2 mil anos. Então, muitos portugueses que pisaram aqui tinham sangue italiano, mesmo que distante.
Ao menos é o que eu entendi.
Não muda nada e vc mesmo deixou claro na mensagem acima. Não sabemos nada familiar porque nossas famílias não fizeram questão de se conectarem aos seus antepassados.
A maioria tem algum sangue italiano, por conta dessa mistura entre os povos no passado, mas na maioria das pessoas é baixo, principalmente em descendentes de outros povos mais afastados da região ibérica e que não são da própria Itália.
No geral, muitos brasileiros tem até algum nível de sangue de povos árabes, pela conquista árabe que houve no passado.
Essa do sangue mouro é forte na própria Itália la vecchia. Eles com aquele narigão é característico dos habibs.
Não sabia, os árabes tinham chegado a Italia na época também?
Eles dominaram a Europa por cerca 450 anos.
Não foi só a Península Ibérica?
Entre 711 até o fim da Reconquista, em 1492.
Eles estavam por todo o mediterrâneo tbm. Houve 3 dinastias governando a região da Sicília...
A parte mediterrânea pra ser exato
Tem vários sites na internet que podem te auxiliar! Pesquisa sobre “descobrir sua árvore genealógica”