https://image.nostr.build/ee1d086aa411aa3a6b0d2b3a3b260f827b017de70395267a0df893d9f4c07c06.jpg
E como sempre, acertou kkkk
O 38tao pegou muito bem esse traço estilístico do Olavo. Ele inverte o raciocínio e já chega apontando a conclusão propositadamente exagerada. A conclusão já gruda na mente da pessoa e ela precisa parar para estudar o raciocínio no caminho contrário, até a premissa.
Eles só descobriram uma forma de misturar o meme nos argumentos... Mas tanto o Olavo como o Renato são muito confusos na linha de argumentação deles. O Renato por ser muito hiperativo e destento, e o Olavo por uma hora se dizer anarquista, e em outra, defender interferências políticas. Por isso que é importante ler e desenvolver um bom filtro.
Não me lembro de ter lido ou ouvido o Olavo defendendo algum espectro político ou econômico específico além do capitalismo e liberalismo econômico em geral. Lembro dele falando bem de monarquias... Ele certamente não era anarquista ou comunista kkk
Ele era bastante fã do Mario Ferreira dos Santos, que era um autodidata e autointitulado "anarquista cristão". O Olavo se baseava muito nele e já chegou a se dizer anarquista no facebook. Mas sim, ele era comunista antes e fez parte do meio até se afastar, se tornando e criando, de forma geral, a direita brasileira.
Ah sim, na juventude ele dizia ter sido comunista. Também foi membro de tariqa e putanheiro kkk Na fase madura dele é que não ficou bem claro seus posicionamentos. Uma crítica que eu sempre notei correta sobre ele foi em questões teológicas. Embora tenha se tornado católico, sempre flertou com perenialismo e judaísmo nos ensaios que escrevia sobre religião. Acho que a direita brasileira é bem caótica porque seu patrono é meio caótico e polemicista. Não falo de forma negativa, até porque muitos intelectuais e artistas possuem vidas meio caóticos que se refletem nas obras. Acredito que falta nos intelectuais do Br um filtro para separar e organizar as boas sacadas e entendimentos da obra dele. No próprio True Outspeak daria para tirar um livro só de ensaios dele. Mas falta entre os alunos e admiradores gente capacitada para categorizar e ampliar os temas e ideias ali espalhados. Em um pais decente haveria grupos de estudos para esta tarefa. Aqui só vemos vendedores de cursos. O terça livre endia uns cursos lá que eram copia e cola de módulos do COF. Te catar kkk
Na verdade é extremamente difícil reunir e a profundar tudo, porque ele já falou de diversos livros e e fontes diferentes, em diversas áreas, mas a maioria estava interessado em uma ou outra obra, e olhe lá... Mas o Olavo foi a base para a formação de grupos conservadores mais firmados, que depois deram origem a liberais, e que deram origem aos libertários, uma fonte foi puxando a outra, principalmente quando os austríacos começaram a ser mais lidos... E o próprio Olavo flertava com todas essas posições e oscilava entre elas, ainda mais pelas bases místicas e astrológicas que ele tinha antes de se tornar católico.