Discordo com veemência, ao menos em relação ao Uruguai, que conheço. O sistema bancário Uruguaio não tem mudanças ou grandes intervenções econômicas de um banco central há mais de 50 anos. Não houveram grandes intervenções nem durante a crises como a de 2008 pois a economia uruguaia é relativamente blindada a flutuações externas já que é tão insignificante que muito pouco do produto interno é resultado de comércio exterior. É uma economia defasada, extremamente primária com segundo e terceiro setores servindo basicamente em função da produção agrária. Ou exportam, ou consomem. Importam muito pouco. O mercado é tão regulado que não se consome Apples, LGs, Sonys e sim marcas diablos como Punktal em frequência elétrica proprietária do uruguai. Em resumo, é uma bolha extramente blindada do exterior. Infelizmente não crescem e não há dinamismo o que impacta rentabilidade. Guardar dinheiro lá é para se proteger, não para prosperar já que que juros e rendimentos são insignificantes. Quem está a procura imóveis, áreas ou fazendas, tenho corretor em Rivera e Colônia :D
Como o Uruguai lidaria como imigração brasileira em massa?
Absorveria todo mundo facilmente no mercado, ou seria atingido por uma alta quantidade de moradores de rua?
Eu estou no processo de residência Uruguaia , e pelo que estou percebendo é fácil porém burocrático conseguir a resistência de forma legal, outro ponto importante é que o Uruguai ingressou na lista vip de países que podem entrar nos estados unidos sem precisar de visto, o único país da América latrina que fazia parte era o Chile.
Sim, tudo é burocrático e depende de autorização lá. Abrir um negócio lá exige 3 vezes mais fiscalizações que o Brasil.
Isso jamais vai acontecer. O Uruguai não é um país compatível com a cultura brasileira. À excessão dos gaúchos do pampa e meia dúzia de gato pingado, o brasileiro não sobreviveria à vida rural, pacata, bucólica e extremamente lenta do Uruguai. O estilo de vida deles não é uma opção para 99.9% dos brasileiros urbanizados.