Como sempre um ótimo conteúdo!!
Vamos lá, em relação ao direito das coisas, o conceito de fungibilidade resulta que cada unidade de uma determinada coisa é idêntica e substituível por outra, e no contexto do bitcoin a fungibilidade é defendida como uma característica essencial, pq cada btc é igual a qualquer outro, independentemente de seu histórico de transações.
Sobre direito contratual, seu principio fundamental é baseado na liberdade/vontade das partes para firmar acordos. No btc se as partes tem acesso as informações de rastreabilidade e desejam incluir cláusulas contratuais relacionadas ao histórico de transações do Bitcoin, bem, isso é uma expressão da autonomia da vontade contratual, sem contar qe uma pessoa pode criar critérios para aceitar ou recusar certos bitcoins com base no histórico de transações.
Muito grato de ter essa possibilidade de trocar ideias ricas deste nível de qualidade por aqui. Gostei da clareza como apresentou. Estou pensando se faço mais um vídeo da série para continuar trabalhando este tema.