Oddbean new post about | logout
 Fraude? Relativizemos… Afinal, Não Serão Boas Pessoas E Tudo?

Algures, num mural do fbook, fui brindado com epítetos como “bacoco”, “moralista” e, indirectamente, de “encartado”, porque ousei criticar a forma como se anda a relativizar a fraude como modo de aceder a profissões, cargos ou, no caso das notícias mais abaixo, generosos subsídios. O pretexto foi a crónica do RAP no Expresso que, parece que por ser cómica, pode falhar nos detalhes sem problemas e não pode ser criticada. Não se devem impor limites ao “tom humorístico”, mas tão só a quem revelar discordância com a prosa.



(já agora, que raio de “moralidade” terá quem andou a criticar um “engenheiro” ou um relvas por maquilharem o currículo, se já acharem isso aceitável em gente amiga ou conhecida?)



Quanto à fraude académica não é nenhuma novidade – afinal, já li uma tese de mestrado, publicada e tudo, que copiava extensas passagens de um trabalho meu de seminário de outro mestrado (quando contactei a criatura, fez-se de morto e, nestes casos, o melhor é despejarmos indiferença em cima da desinestidade medíocre), entre muitas outras malfeitorias com trabalhos alehios – mas isso não pode servir como justificação para relativizar o acréscimo dessas práticas.



A apropriação do trabalho dos “súbditos” sempre foi uma regra, assim como a ordem para pilhar trabalhos que se achou que não seriam do conhecimento público, em especial se forem de alguém desalinhado da clique. Só que agora há ferramentas bem mais potentes para aldrabar e cada vez menos gente com capacidade (ou paciência) para detectar os enganos. Para não falar do auto-plágio em cascata, com produção “científica” em diferentes línguas do mesmo texto, com ligeiros acertos, para passar por coisa nova. Melhor, só mesmo acusar de plágio algo que se escreveu voluntariamente em nome de terceiro.




https://boingboing.net/2024/09/28/academic-fraud-endemic-in-published-research-from-photoshopped-blots-to-ai-slop.html






https://www.science.org/content/article/research-misconduct-finding-neuroscientist-eliezer-masliah-papers-under-suspicion




Scores of papers by Eliezer Masliah, prominent neuroscientist and top NIH official, fall under suspicion




https://guinote.wordpress.com/wp-content/uploads/2023/07/mentira.jpeg


https://guinote.wordpress.com/2024/09/30/fraude-relativizemos-afinal-nao-serao-boas-pessoas-e-tudo/