Livres pra fazer o que quiser nesse caso é mais do mesmo roubar pela força estatal e quanto ao bitcoin continuar neutro é questionável pois as mineradoras com maior hashrate são obrigadas a fazer KYC e se o governo obrigar elas a censurar transações elas terão que aceitar e cumprir, precisamos de mais descentralização na mineração que é outro tópico enfim, no caso da monero ela está sendo delistada da maioria das cex e com isso crescendo mais p2p, tudo que envolve privacidade o governo está indo atrás quando a monero crescer não será da mesma maneira que o bitcoin, aliás se o a comunidade do bitcoin adicionar privacidade o governo abandonaria essa adoção pela Blackrock e afins e perseguiria os devs igual estão fazendo com o pessoal da samurai e da tornado cash.
Sim, é preciso descentralizar a mineração e existem trabalhos nesse sentido. Se qualquer coisa crescer ao ponto de o governo se sentir ameaçado, será proibido, seja monero, bitcoin ou sei lá o que. Monero existir não é ruim ao meu ver, serve para testar a reação do estado, agora comprar monero sem um uso específico, não faz sentido nenhum.
Outra coisa: é interessante o Bitcoin ter uso no mainstream, empresas, governos, exchanges e etc. Quanto mais interligado no sistema atual, melhor e mais difícil será para proibi-lo. Eu sinceramente acho que em algum momento algum grupo vai tentar adicionar privacidade ou alguma feature no protocolo que o governo não vai gostar. Então essas blackrock da vida vão ter que escolher um lado do fork, e elas escolherão o lado do governo, por questões óbvias. Mas mesmo nesse caso, quem estiver exposto ao bitcoin, terá as duas moedas do fork e não irá perder dinheiro. Logo terão tanto o bitcoin "amigável" ao governo como o bitcoin mais cyphepunk nas suas carteiras.
Interessante!