Oddbean new post about | logout
 Eu gostaria de concordar com isso, pois isso estaria a ratificar o BTC, para além dos fundamentos, como um ativo visto como seguro, reserva de valor etc (não que não seja, mas quero dizer sob o prisma do próprio marcado).. 

Porém, até onde li, o BTC tem uma corelação negativa com a taxa de juros americana. Para ser mais exato, a taxa nominal em si, em verdade, não tem efeito efeito no BTC se a inflação estiver baixa e a taxa de juros real estiver em patamar positivo.

Agora, se a taxa de juros real estiver em patamar negativo (inflação maior que os juros) tem estudo mostrando essa como variável que explica o preço do BTC. Essa relação é direta, isto é, a redução (módulo) da taxa de juros real negativa torna BTC um ativo menos atrativo. Isso quer dizer que, nos momentos em que a taxa de juros real for negativa, um aumento da taxa de juros nominal (que provoca essa redução da real negativa) torna o BTC menos atrativo. E vice-versa, uma diminuição da taxa de juros nominal, que implica um aumento da taxa de juros real negativa, torna o BTC mais atrativo.

A verdade, me parece, é que BTC, nessa fase de adoção, com um MarketCAP ainda pequeno em relação ao conjunto dos demais ativos, ainda é visto como um ativo de risco, suscetível à especulação, principalmente no curto prazo.

Assim, qd o governo inunda os mercados com liquidez, cresce a propensão a risco e o BTC felizmente e infelizmente, por ainda ter essa característica, se beneficia disso. 

Isso foi visto de forma bem prática qd o FED derrubou as taxas na pandemia e o BTC, 4 meses depois de despencar, fez uma nova ATH.

É verdade também que o mundo não é o mesmo de quatro anos atrás. O entendimento do BTC, o maximalismos, a adoção estão crescendo. Esse comportamento pode não se repetir no futuro, mas a julgar pelo passado....


https://m.primal.net/KtPy.jpg