Exatamente.
A mudança social e a adoção, será ainda mais lenta que a evolução tecnológica. A adoção das pessoas com +60 anos será muito baixa, por dois motivos, tem mais dificuldade perante as novas tecnologias e também tem uma baixa preferência temporal menor, como é natural devido à idade.
Na educação, tem que existir um foco especial para as pessoas entre os 50 a 60 anos, é uma geração que não nasceu com os compitadores, mas consegue efectuar as coisas mais básicas. Quem tem hoje 50 anos, será os 60 do amanhã. Uma mudança geracional.
Uma curiosidade que eu tenho sobre o Pix no Brasil, qual é a adoção das pessoas com +70 anos, a adoção é alta ou baixa?
Suspeito, que também exista na adoção uma diferença entre as pessoas das grandes cidades, para as do interior ou pequenas cidades.
Mas se utilizarem o Pix, facilmente utilizam uma wallet custodial de btc.
No Brasil a adoção do Pix por pessoas mais velhas que já usavam o celular, é tranquila. Uma questão é que muitas pessoas mais velhas que aceitam Pix em pequenos comércios não verifica se de fato a pessoa pagou pelo produto. O comprador diz que pagou, mostra a tela do celular e o vendedor confia que o pagamento foi feito, sem sequer verificar. Muitos davam golpe fazendo um agendamento do pagamento e depois cancelavam.
Mas eles aceitam pix meio forçado porque a maioria das pessoas já não anda com dinheiro físico mais. E no pix para esses comércios informais, eles não pagam as taxas da operadora do cartão de crédito.
Outro fator que ajuda, é que os velhos não vivem sem celular mais, gostam de usar para outros fins. Então já que estão usando para outros fins, não tem tanta barreira para usar como forma de pagamento. Além disso os filhos geralmente ajudam na empreitada do aprendizado.
Aqui em Portugal, temos o MBWay, é similar do Pix, mas é de uma empresa privada. Mas a adoção por pessoas muito mais velhas é baixa, usam sobretudo o papel-moeda ou então cartão.
O papel-moeda ainda é muito utilizado pelas pessoas mais velhas, apesar de terem celular, a maioria não utilizam para pagamentos. E as pessoas do interior ou da cidade mais pequenas, a adoção é mais baixa.
Aí no Brasil, a falta de circulação de papel-moeda forçou e acelarou a adoção pelos pagamentos digitais. Mas é importante saber que conseguiram adaptar-se às novas tecnologias.
Aqui em Portugal, possivelmente vai acontecer o mesmo, vão apenas aprender quando vier a CBDC e o papel-moeda desaparecer.
Aqui no Brasil ainda tem uma população jovem grande e que gosta muito de tecnologia.
No Brasil, tudo que deveria ser privado, o estado é quem faz, facilitando ainda mais o controle do governo. É Pix, Openfinance e etc.
Aqui também, nos jovens a adoção pelos pagamentos digitais é muito elevada, infelizmente já não utilizam muito o papel moeda. Gostam muito de tecnologia e se a CBDC for grátis, vão rapidamente aderir.
Só que nós temos percentagem de população idosa muito elevada.
O MBWay é privado, mas é um monopólio. Os bancos juntaram-se todos e criaram a empresa. Antes era apenas o MB (MultiBanco) que é a rede nacional de ATM, mais recentemente criaram a versão Mobile, o MBWay.