A condição natural do ser humano é a guerra A guerra é um evento inevitável entre os seres humanos, nem que seja guerras privadas Nós podemos conversar sobre como o Anarcocapitalismo pode prevenir guerras devido ao aumento exponencial da eficiencia economica e do comercio global e tudo mais Mas isso não quer dizer que os seres humanos vão parar de se desentender, e quando isso acontecer isso vai ser resolvido no sangue e o evento majestoso da morte vai acontecer Normal tudo isso Quando Alexandre estava prestes a morrer de febre na babilonia, os generais dele perguntou com quem deve ficar o imperio Ele respondeu "com o mais forte"
Não precisa ser sempre assim.
Tá sendo assim nos ultimos 12 mil anos
Existe a cooperação e trocas voluntárias. E seguindo o exemplo de Cristo podemis viver com muita paz, mas também morrer martirizados.
Até em nome de cristo já houveram guerras, algumas justas, como as cruzadas, mas ainda assim guerras eais guerras. Você não pode evitar a inevitabilidade da guerra, você não tem como saber se o seu vizinho vai ser tão pacifico quanto voce.
Mas fazer guerra não é o exemplo que ele deixou, mas sim buscar a paz, autocontrole e mansidão. Não é fácil, mas é possível.
Não é possível Guerra e paz vão se intercalar pra sempre Riqueza e destruição vão se intercalar pra sempre Com guerra eu quero dizer conflitos em geral independente do tamanho, podem ser até conflitos legitimos, tipo tu matar um ladrão que vem te roubar Mas o fato é que enquanto houver ser humano haverá derramamento de sangue e isso é maravilhoso, simplesmente perfeito
Penso que podemos estender este conceito para todas as entidades vivas. Até mesmo um vírus age de modo bélico ao infectar um organismo e se apropriar de parte do código genético do atacado. As entidades vivas em geral estão num constante estado de guerra. A grande questão para nós, humanos, é a análise profunda sobre este conceito e a consequente possibilidade de transcendermos ou não esta condição.
O ser humano não vai sair disso, o que pode acontecer um dia é travar apenas guerras justas, mas ainda assim guerra
A guerra justa é justa, porque um dos lados é injusto, ou não seria justa. Mas, o conflito sempre estará presente na História, concordo. O grande ponto jaz aqui: é preciso muito cuidado ao analisarmos isto, ou você cairá na dialética marxista. Marx entende que o desenvolvimento da História parte dos conflitos, alguém quer explorar e outro não tem condições de resistir a esta exploração...
O progresso humano decorre da cooperação, mas as vezes tem umas guerrinhas
Mas o que você tem tentado dizer ou defender com essa tese?
A inevitabilidade dos conflitos
Não compreendo muito bem, o argumento de que algo sempre ter ocorrido se segue com a conclusão que vai continuar ocorrendo porque ocorria sempre, é tipo isso?
Não era isso mas pode ser também, se você quiser
Eu não duvido afinal a guerra já comprometeu pelo menos 3 gerações de amigos meus, com seus bisavós lutando na primeira guerra e seus avôs na segunda, eu imagino que a 3° guerra nos prometa algo mesmo que fique num conflito regional. Se acontecer quero estar lá para ver.