LIQUID é uma rede estranhamente simples. 99% parecida com a Onchain, infinitamente mais simples do que a Lightning, que é extremamente complicada.
É uma cadeira lateral ao Bitcoin, que usa a moeda Bitcoin. A Liquid não tem token próprio. Não se pode imprimir o token Liquid e nem comprá-lo para investimento. A única forma de conseguir o token Liquid é travando Bitcoin em um contrato na rede Onchain e assim, liberando o L-BTC na rede Liquid.
E quem garante que conseguirá fazer o processo inverso? Mais de 60 dos maiores players do mercado, incluindo grandes corretoras, etc., fazem parte dessa grande federação.
Seria algo parecido com uma FedMint da Lightning, mas não operada pelo João, o Pedro e José… mas sim pelos maiores players do mercado.
É muito mais confiável, pois temos um histórico de cada um desses players individualmente, porque tecnicamente eles são muito bem capacitados, porque eles não operam com Raspberry Pi e sim com infraestrutura profissional e eles têm os mesmos interesses que na FedMin, fazer dar certo pois o deles está em jogo.
É como se fosse uma Lightning mas sem a plebe no meio… só nodão parrudo e bem conectado entre eles, ou seja, sempre funciona, não trava, não falta banda de canal, nada disso, simplesmente vai (quem manja de Lightning sabe que isso seria um paraíso em termos de garantir que a transação vai passar).
Mesmo assim, é para dinheiro de 2ª camada, né? Não é para substituir a Onchain, levem isso em consideração.
Atomic Swaps
Os swaps na rede Liquid são contratos inteligentes onde não se envia o valor para um terceiro e se saca logo após em outra moeda, mas sim se faz o swap em um contrato inteligente, simplesmente se troca um ativo pelo outro sem abrir mão da custódia em nenhum momento. Esses grandes players que garantem a liquidez e ganham as taxas, nada mais justo desde que forneçam um bom serviço a um preço justo.
São algumas considerações sobre essa rede que está me conquistando, pois tenho visto muitos mal entendidos sobre ela. Tem caras exigindo coisas completamente desnecessárias para a função a qual ela se propões, que não é substituir a Onchain, mas sim dar escalabilidade a ela… facilitar as transações do dia a dia… sacar valores do DCA até que valha a pena gastar uma fee Onchain, etc. Para isso não precisa o meior nível de descentralização do mundo, parem com isso, sejam práticos! O importante é poder escalar usando o ativo BTC, sem ter que ficar com ativos diferentes do btc na mão por tempo algum!