Oddbean new post about | logout
 Entenda o que causou a morte de milhares de formigas tanajuras em praia do ES

 https://s2-g1.glbimg.com/jS9vOHeW2suR3vRQAGF-Cgi6G0s=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/y/V/YzGjPTTO6h3iSpesBgLQ/thumb-fotos-2-.jpg
     Insetos foram encontrados na praia da Barra do Sahy, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. Tanajuras podem ser encontradas em todo o Brasil. Milhões de tanajuras são encontradas mortas na areia de praia em Aracruz
Uma praia no Norte do Espírito Santo apareceu com milhares de formigas tanajuras mortas na areia na terça-feira (15). Um banhista que passava pela Barra do Sahy, em Aracruz, ficou espantado com a imagem e gravou um vídeo em que mostra os insetos espalhados pelo local. Nesta quinta-feira (17), a prefeitura informou que a maioria já foi levada pela maré.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Biólogos ouvidos pelo g1 explicaram que vários fatores podem ter causado esse fenômeno. Entre eles, estão a chegada da primavera, a posição geográfica dos ninhos e o período reprodutivo.
Veja quais foram os fatores apontados por biólogos:
🐜Aumento da reprodução da espécie;
🏖️ Muitos ninhos próximos à praia;
🌧️Chegada do período chuvoso;
🌬️Ventos leste na costa;
🌊Mudança de ninho para fugir de alagamentos.
Milhares de formigas tanajuras são encontradas mortas na Barra do Sahy, em Aracruz
Todos esses fatores, apenas um ou a combinação de algum deles, podem ter feito com que as formigas aparecessem mortas na praia. 
No vídeo, é possível ver toda a faixa de areia tomada pelas formigas mortas. Na gravação, o banhista mostra os insetos de perto e relata que na água também tinham várias formigas mortas.
"Olha o tanto de tanajura morta na praia, não é pouca não! Milhares. E o mar está trazendo mais ainda. Tá assim em toda a praia. Só aqui na minha mão deve ter umas milhares. Galera que gosta de comer tanajura, tá até temperada já, só jogar na frigideira", disse o banhista.
Conheça as tanajuras
As formigas tanajuras são da espécie saúva, nome comum para várias espécies de formigas do gênero Atta. Normalmente, são chamadas de tanajura as rainhas, que são maiores. 
Elas não são nocivas aos seres humanos. A espécie não machuca nem queima, apenas chama a atenção pelo seu tamanho, principalmente as fêmeas. O inseto possui uma mandíbula que pode mordiscar, mas sem muita intensidade.
Formiga tanajura
Carlos Moura
O mestre e doutor em entomologia (estudo dos insetos) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA) em Manaus, Jorge Souza, explicou que as rainhas podem chegar até 30-35mm de comprimento e as colônias podem chagar a ter 5 milhões de indivíduos.
Em algumas culturas, inclusive na própria cidade onde foram encontradas no Espírito Santo, elas são usadas como alimento por serem ricas em proteínas em pratos como farofas.
Elas podem ser encontradas mais ao norte do México e se estende pela América Central (Panamá, Costa Rica, Guatemala, Nicarágua), para a América do Sul (Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Venezuela, Guiana, Brasil, Suriname) e Trinidad e Tobago. 
"A espécie tem uma tolerância mais ampla para habitats de ninhos e é encontrada em florestas de dossel fechado, pastagens abertas e habitats perturbados. É uma espécie nativa das Américas, pode ser considerada uma praga séria em toda a sua distribuição, causando danos a uma ampla variedade de culturas agrícolas e ornamentais", comentou. 
"Boom de reprodução"
Segundo o professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Marcelo Tavares, no período da primavera é comum a espécie se reproduzir para poder formar novas colônias. Ele estima que no vídeo aparecem centenas de milhares de formigas.
"Pode ter sido um 'boom' de reprodução. E quando finalmente tem a revoada, que é o momento que essas novas formigas saem, pode ter sido na hora de algum vento muito forte que fez com que eles todos voassem na direção do mar, se acumulando ali. Mas não é possível afirmar com toda certeza", disse.
Milhares de formigas tanajuras aparecem mortas na praia de Barra do Sahy em Aracruz, Espírito Santo
Reprodução/Redes sociais
Outra possibilidade é que a praia possa abrigar também uma grande quantidade de ninhos dessas espécies de formigas.
"O número de formigas nascendo no ninho poderia estar acumulado. Quando choveu, pode ter combinado delas saírem nesse momento. O tempo pode ter ajudado a concentrar as formigas mortas na beira do mar" pontuou o biólogo.
O biólogo marinho Daniel Motta apontou que a chuva também pode servir de alerta para que as formigas comecem a mudar de ninho.
"Principalmente em épocas de chuva, as tanajuras antecipam esse voo por questões de reprodução. Na teoria delas, vai chover e o formigueiro vai ficar cheio de água. Então, elas procuram voar para procurar novos parceiros e, assim, construir um novo formigueiro em outro local", afirmou.
Prefeitura acompanha 
A Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (Semam) informou que está ciente do evento que ocorreu na praia do município e explicou que está ligado ao período reprodutivo da espécie, somado à entrada de vento leste na costa.
"A tanajura, comum no município, realiza no início do período chuvoso o voo nupcial no qual o macho, após a cópula, acaba morrendo de fome e exaustão. Inclusive, a comunidade local tem a cultura de fazer farofa de tanajura, uma iguaria consumida por muitos", pontuou a prefeitura.
Milhares de formigas tanajuras aparecem mortas na praia de Barra do Sahy em Aracruz, Espírito Santo
Reprodução/Redes sociais
Com isso, a prefeitura não viu necessidade de realizar uma limpeza nem de interditar a praia. 
Uma equipe da secretaria esteve no local nesta quinta-feira (17) e disse que a maior parte das formigas já não estava mais na praia.
"Agora, o que tem no local são algas arribadas. Não há necessidade de interdição da praia. A presença delas não traz riscos à comunidade e a maré carregou como o previsto", destacou a prefeitura. 
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

https://g1.globo.com/es/espirito-santo/norte-noroeste-es/noticia/2024/10/18/entenda-o-que-causou-a-morte-de-milhares-de-formigas-tanajuras-em-praia-do-es.ghtml