Essa ocorrência é incomum, imagino eu. É como vender um objeto usado sem nota fiscal para alguém da OLX para estranhos. Muitos vendem p2p e não tem dificuldade com isso. Mas gato escaldado tem medo de água fria. Imagine um cara que aplica esse golpe de reversão com freqüência, fica até estranho para ele ligar muitas vezes para reverter pix. Eu não sei o que faria se isso acontecesse comigo, eu iria exigir a devolução das moedas só por despeito, ainda que isso exponha um endereço secreto meu. Exigiria para o cara colocar o endereço onchain dele no comentário do pix, dessa forma ele não teria como negar que o endereço lhe pertence.
Isso já aconteceu comigo, me foi exigido nota fiscal de compra e venda, como eu não tinha, a transação foi revertida. Tive que entrar na justiça, mas perdi na primeira instância mesmo havendo decisões de tribunais superiores dizendo que não poderia haver reversão de transação nesses casos. Não recorri, e logo em seguida o banco me ligou sugerindo um acordo, mas como o prazo tinha vencido, eles passaram a ignorar e não me pagaram. Sobre seu segundo ponto, concordo que parece loucura exigir nota em todas as transações, mas veja que o governo está começando a apertar o cerco contra esses marketplaces, inclusive exigindo que eles retirem celulares importados de forma "irregular". Eu não duvido que no futuro o governo emita uma regra garantindo a possibilidade de reversão de transações caso não exista nota fiscal na negociação. Governo adora controle né!
Quero ver eles reverterem de uma conta vazia.
Já decidiram recentemente que poderá haver bloqueio em contas seguintes: https://www.tecmundo.com.br/mercado/286007-sistema-protecao-golpes-pix-recebera-melhorias-entenda.htm Outra coisa: sua conta pode estar zerada, mas eles podem te negativar né, rs.
Até 80 dias para pedir devolução do dinheiro? Absurdo.