Oddbean new post about | logout
 Ponto 1: Aceitar assalto é só uma medida que a vítima toma, o assaltante continua sendo errado.

Ponto 2: Não, pois libertarianismo é lógica, não religião. 

Ponto 3: Eu jogaria e gritaria, assim como eu poderia jogar e ficar calada, ou não jogar e ir embora. Imoral é ameaçar a integridade física, porém salvar, implorar para ela subir, não. E não entendi o porquê de Salva-vidas não ser profissão no anarcocapitalismo.

Ponto 4: Isso não fez sentido nenhum. Se você se estiver falando do libertarianismo em si, a única coisa mais libertária a ética libertária é a não-aceitação de nenhum código de ética, nada a ver com religião. 

Se você quis se referir ao deus cristão, têm duas respostas pois também ficou vago. 

Se você diz ele pode errar sendo perfeito, em si, não há nada de errado se ele escolheu, porém, se ele é bondoso e sabe tudo o que vai acontecer, e envolve criações que sofrem, ele é ou sádico, ou não se importa com o sofrimento dos outros.

Mas não parta do princípio de que sua religião é tudo, argumentos como "Se você é livre é porque De..." não, "O dom que De..." não. Seja lógico e racional, não envolva sua religião para ser um parâmetro que sobressai a um pensamento lógico.

Ponto 5: Mais um que fez zero sentido. Você além de admitir que o deus cristão não é perfeito, fez um argumento que se autocontradiz:

"Se ele fez besteira, é melhor acabar com tudo, ou ir corrigindo aos poucos?" Nenhum, você é onipotente, pode tudo. Então há zero justificativas para a ética dessa entidade e zero sentido nesse argumento/pergunta.

Se quiser, pode responder a pergunta: Se você acorda, vê o mundo como está, e agora você pode fazer tudo, vai ir aos poucos ou estalará os dedos e resolver logo?

Ponto 6: Aqui têm dois pontos. 
Primeiro, sim, ele permanece sendo indiferente ao sofrimento dos outros, visto que pode acabar com isso, mas prefere fazer um teatro, morrer, e voltar aos céus como se nada tivesse acontecido.

Segundo, responda diretamente, sem textões, apenas um simples "Sim" ou "Não".

Deus e Jesus são a mesma pessoa?

Terceiro, se você responde que sim, não existe "Filho" ou "Pai" que está bravo com a humanidade e mandou o filho para a Terra. E se responder que não, cristianismo é politeísta.