Você 🫵 que tem de 18 a 45 anos aqui no bostil, se não tiver um passaporte e uma segunda residência, aí sua obrigação cívica, lutar em uma guerra sem sentido, por um líder com nove dedos.
A troco de nada, se não for nada será um lote de terra (que pasme não vai ser seu) e poços de petróleo que NÃO SERÃO SEUS.
mas há algum país sem possibilidade de conscrição em tempo de guerra? não sei. de qq forma, se o inimigo atacar do meio-dia de sexta, até o meio-dia de segunda, o exercito esta fechado pra economizar 2 ranchos/semana. Tem 3 dias pra avançar 😁
estatisticas 'exercito só tem x dias de municao' não significam nada. O uso de municao aumenta tanto numa guerra, q não faz sentido estocar em tempo de paz. tem validade e custa caro destruir. o importante é capacidade de comprar rapido e aumentar a producao interna rapido. quer algo mais radical? exercito portugues nunca comprou municao real pros tanques Leopard2. Só de treino. A real custa EUR10K por disparo.
Com as FFAA nesse estado, como vc diz, q adianta gastar $$ com meses de municao que provavelmente serão jogadas fora? Melhor seria ter um tanque capaz de se mover, não essas maria-fumaças, e soldado acostumado com semana de 5 dias de trabalho. Nem isso tem. mas, veja as possibilidades de guerra BR x outros (supondo guerra grande, pequenas operações não são problema): BR x vizinho: só precisamos ter mais munição que eles. Qtos dias de munição acha q Argentina tem? BR envia força expedicionaria de tamanho grande: demoraria tanto pra enviar, que comprar municao é o de menos. Até pode ser mais barato comprar nova pra entregar no destino. BR atacado por força expedicionaria grande, de grandes potencias ocidentais unidas: nao virá mais peça de reposição de nada, nem missil, torpedo, rocket, nem senhas pra ativar a avionica importada (aviao americano nem decola sem as senhas). Um porta-avioes sozinho derrubaria a FAB como se fosse papel. Tá tão f... q faltar municao é o de menos, melhor se render logo. sem falar q a logistica pra uma força grande é muito cara, mesmo pro 1o mundo. E pq alguem atacaria o Bostil? Muito mais barato comprar os politicos pra fazer o que mandarem. 😛
Tanto as armas quanto a munição existentes estão em péssimo estado de conservação. Acredito que a melhor forma de evitar conflitos seria através da presença de armas nucleares estrategicamente distribuídas pelo Brasil, o que desencorajaria potenciais adversários de iniciar um confronto.
e como vc lancaria essas bombas? pra vencer um vizinho, nao precisamos de bomba atomica. pra dissuadir grandes potencias, precisariamos de meios de lançá-las e com capacidade desses meios de sobreviver um ataque inicial-surpresa. como meios praticamente só existem misseis, submarinos, e avioes. Todos são caros.
e como vc lancaria essas bombas? pra vencer um vizinho, nao precisamos de bomba atomica. pra dissuadir grandes potencias, precisariamos de meios de lançá-las e com capacidade desses meios de sobreviver um ataque inicial-surpresa. como meios praticamente só existem misseis, submarinos, e avioes. Todos são caros.
As bombas atômicas seriam lançadas por mísseis balísticos disparados de silos subterrâneos. Se a Coreia do Norte, uma ditadura com difícil acesso à tecnologia, tem conseguido desenvolver mísseis balísticos de longo alcance, o Brasil, com maior acesso a recursos e tecnologia, poderia alcançar esse feito com relativa facilidade. Essa é uma situação puramente hipotética. O Brasil dificilmente seria alvo de um ataque ou se envolveria em uma guerra.
vizinhos que valem a pena dissuadir estao mais longe de nos do que da coreia do norte (eles podem mirar no Japao, Coreia, China, Russia). O que serve pra eles não serve pra nós, e nao temos nem misseis bem mais simples que os deles. Nem o programa de foguetes civis/espaciais vai pra frente (de onde poderia sair a tech necessaria com algum auto-financiamento), e isso depois de decadas. Sabe que nao tem aqui nem maquinario pra construir uma aleta de missil ar-ar com a precisao necessaria? Já é dificil importar componentes, imagine depois de anunciar a posse de bombas atomicas. silos estaticos tambem nao sao a solucao, precisaria de lancadores moveis (como a coreia do norte). estaticos seriam destruidos em ataque inicial, e precisa de quantidade pra vencer defesas anti-balisticas. é bem mais complicado e caro do que parece.