Pse… uns acham que é trash, outros que é shitcoin, eu penso que é ferramenta. Usa-se quando se precisa, mas nada a ver com moeda, economia circular ou uso no dia a dia.
E hj em dia praticamente tudo que a monero oferece em privacidade a gente consegue dentro do ecossistema do bitcoin usando liquid e lightning. Com a absurda vantagem de não ter que ensinar mais uma cotação para a tiazinha do cachorro quente e de poder deixar o valor que recebeu parado na carteira por 1 ano sem receio como na monero. Esses nerds não tema menor empatia com os normies, por isso que a bitcoinização não avança.
Quer fazer uma transação full privada? FAz um peg-in na liquid, envia, faz o peg-out. (pronto, está com outro btc diferente do que enviou)
Outra forma?
Envia pra coinos (ou qq outra que use pool) via liquid ou lightning e saca via onchain (pronto, está com outro btc diferente do que enviou)
Outra?
Envia via onchain mesmo pra coinos e saque 1 dia depois (pra garantir que saiu de outra carteira deles). (pronto, está com outro btc diferente do que enviou)
Então tudo pode ser feito dentro do ecossistema bitcoin, com a vantagem de só ter uma cotação, de ensinarmos para os normies que o bitcoin é bom (e não que para uma coisa é bitcoin, aí pra outra em a xyz, mas a xyz não dá pra guardar pq desvaloriza, então tem que trocar na hora que recebe e aí vaí)