Oddbean new post about | logout
 O Lightning tem uma privacidade de remetente bastante boa se usado corretamente, mas ainda fica aquém do Monero como uma ferramenta de privacidade holística. A privacidade do recetor, em particular, é terrível e os saldos ocultos podem ser sondados e descobertos por um ator motivado.

O que é pior é que a grande maioria dos usuários do Lightning está em carteiras de custódia e LSPs que vêem quase tudo. Quase nenhum usuário do Lightning tem seu próprio nó. Com o Monero, não é necessário ter o seu próprio nó para beneficiar de total privacidade transacional.

Toda a rede Lightning também é incentivada a se consolidar em enormes hubs centralizados (porque isso significa taxas mais baratas e menos falhas de roteamento). Isso reduz quaisquer benefícios de privacidade do roteamento de cebola.

A discussão sobre a inflação está a sair do tópico, uma vez que o tópico original é sobre privacidade. Mas também tenho argumentos a esse respeito, se quisermos realmente entrar no assunto.

Como eu disse na última resposta, esses bugs apenas afectaram a privacidade do remetente (não a privacidade do montante ou a privacidade do recetor) e foi apenas um aumento na probabilidade de descobrir o remetente não determinístico como uma transação Bitcoin ou Lightning. Também foi corrigido. Em casos extremos, isto seria o máximo que se poderia saber: 

Alice enviou [?] XMR para [?]

O que é praticamente inútil. Um terceiro poderia talvez saber que enviaste Monero. Isso é tudo. Não quanto ou para quem.

Há uma atualização futura chamada "Full Chain Membership Proofs "Seraphis" que resolverá esse problema para sempre. Basicamente, qualquer transação tornar-se-á potencialmente derivada de todos os