Aqui está a máquina de diálise da troca do fluido de transmissão, feita no meu automóvel. Esse é um tema muito controverso pela maioria dos proprietários de carro automático! Mesmo se ancorando nas especificações de engenheiros capacitados, conforme descrito no manual do proprietário; há condutores que desaprovam a troca desse óleo. Assim como também, a própria montadora não recomenda efetuar a troca (veja sempre o manual do seu carro para saber o que deve ou não fazer).
Contudo, existe casos e casos. Veja: as linhas GM; como Camaro, Malibu, Trailblaizer, novo Cruze e alguns outros, além da troca do fluido, é preciso fazer uma reprogramação das marchas, usando o Scanner PDL4000. Em todos os meus carros, eu sempre efetuei a troca! Eu acredito que o óleo com o tempo, perde suas propriedades, visto seu aquecimento e resfriamento, além das impurezas ocorridas no desgaste das engrenagens.
A forma como utilizamos nosso câmbio automático, também demonstra se essa é uma necessidade real ou preventivo — e a resposta pode variar muito. Mas o que não se pode negligenciar é: visto a cor do óleo de saída VS a cor avermelhada de entrada, fica claro que a viscosidade de um e de outro, totalmente diferente.
Bom, entre os engenheiros da marca e meus cuidados preventivos para não ficar na rua, eu prefiro seguir o que sempre fiz e nunca ficar na rua, por imperícia mecânica minha. A verdade é: desde que não faça mal e o danifique, preventivo é diferente de corretivo! https://video.nostr.build/bb4e5efac997cafaa333eacc0282a264e4c93a77dcfbb3999aa9aa21fd63414e.mp4