Não, senhores! Elon Musk não é arregão, nem covarde. A vitória de Moraes na "queda de braço" contra ele só prova uma coisa: nenhum poder é maior que o poder do Estado e do monopólio da força. Só os bobalhões acham que os "grandes capitalistas" seriam capazes de enfrentar a força bruta dos Estados.
Ademais, Elon Musk nem sequer é brasileiro, e já perdeu muito dinheiro nessa briga que não é dele. No mínimo, deve estar pensando agora: se a grande maioria dos cidadãos tupiniquins não se importa com a própria liberdade de expressão, como ficou demonstrado pela impressionante redução do fluxo de postagens no X depois da proibição absurda, por que eu deveria seguir jogando dinheiro e energias fora contra um inimigo tirânico que nem é meu?
Em seu último artigo, Fernando Schüler rememorou um grande panfleto renascentista, de Étienne de la Boétie: Discurso Sobre a Servidão Voluntária. Nele, o autor antecipa como a servidão é consentida pela grande maioria das vítimas e que ninguém, além dos oprimidos, será capaz de derrotar seus opressores.
Numa das mais belas passagens ele afirma que o tirano não tem nada mais do que
“o poder que vocês lhe conferem para destruí-los“. Onde ele adquiriu olhos suficientes para espioná-lo, se você mesmo não os fornece? Como ele pode ter tantos braços para bater em vocês, se não os pega emprestados de vocês? Os pés que pisam em suas cidades, onde ele os adquire, se não são os seus próprios pés? Como ele tem qualquer poder sobre vocês, exceto através de vocês?”
E lhes apresenta a solução com estas palavras inspiradoras: “Resolvam não servir mais, e serão imediatamente libertados. Não peço que coloquem as mãos sobre o tirano para derrubá-lo, mas simplesmente que não o apoiem mais; então o observarão, como um grande Colosso cujo pedestal foi arrancado, cair de seu próprio peso e quebrar-se em pedaços."
Enquanto a maioria preferir a servidão, nenhum super-herói irá libertá-la...
#nostr #brasil #grownostr #books https://image.nostr.build/491635ee7bfc8e28de0658dc098bfed3529f406ca7f707b878deb9135e6132fd.jpg