Oddbean new post about | logout
 A priori, eu não gosto de discutir, por meio de rede social, sobre um assunto que, para mim, é tão sagrado. Principalmente, levando-se em conta que, recentemente, a minha conta vem, sistematicamente, sofrendo ataques de haters e trolls, como todos aqui já devem ter percebido, né? Pensei, inclusive, em respondê-lo no privado, mas Deus tocou o meu coração para que eu o respondesse publicamente. Talvez porque alguém tenha de ler o que tenho a dizer. Então, vamos lá:

Em Atos 4:10, 12; Romanos 10:9, 10 e Hebreus 5:9, a Bíblia nos diz que, para conseguir a salvação, devemos, ativamente, ter fé em Jesus e exercer essa fé em nossas vidas por meio da obediência às ordens do Pai. Portanto, para conseguir a salvação, não basta ficar esperando, de pernas cruzadas, que Deus faça sua parte sem que, antes, nem sequer tenhamos fé o suficiente para que possamos fazer a nossa. A Bíblia também nos mostra, em Tiago 2:24, 26, que é necessário sermos obedientes a Ele.

Além das passagens que já mencionei, há incontáveis outras mais que nos dizem para que "façamos a nossa parte". Eu poderia ficar enumerando-as aqui até amanhã. Lembre-se de que, até para que Jesus alivie os nossos corações, devemos buscar a Ele: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28-30). Ou seja, até para que Deus possa simplesmente aliviá-lo de seus tormentos, você precisa, proativamente, buscá-lo! Imagine, então, para ser salvo?

Em suma, a salvação, embora seja, de fato, um presente dado por Deus (Efésios 2:8, 9), não é uma roleta russa, em que Deus simplesmente escolhe, aleatoriamente, aqueles que visa salvar. Essa linha de raciocínio, além de errônea, é muito cômoda, pois nos tira a responsabilidade sobre os nossos próprios atos, colocando toda a responsabilidade pela nossa própria salvação única e exclusivamente nas mãos de Deus.