Elon Musk sobre a polêmica da Starlink na Ucrânia:
Este artigo da Wired mais uma vez perpetua a imprecisão de que desligamos o Starlink para a Ucrânia quando eles queriam lançar um ataque à frota russa.
Na época, a Starlink foi proibida de ativar transmissões de satélite na Crimeia, porque isso violaria as sanções dos EUA contra a Rússia!
Recebemos uma solicitação inesperada no meio da noite para ativar o Starlink na Crimeia em questão de algumas horas do governo da Ucrânia, mas não recebemos nenhuma solicitação ou permissão para anular as sanções do governo dos EUA. Se tivéssemos feito o que a Ucrânia pediu, teria sido uma violação grave da lei dos EUA.
Também deixamos claro em nossos termos de uso que o Starlink é um sistema comercial, não um sistema militar. O uso do Starlink para comunicações, incluindo comunicações militares, é aceitável, assim como os militares usam a Internet em geral, mas se deliberadamente nos envolvermos em atos explícitos de guerra, então estamos tornando o Starlink um sistema militar e outros países têm todo o direito de derrubar nossos satélites.
#Ukraine #MilNOSTR