Porque, infelizmente, ninguém do meu convívio social os utiliza. Aplicativos de mensagem são diferentes de e-mail. Para que eu possa me comunicar com alguém no Signal ou no SimpleX Chat, por exemplo, a pessoa com quem desejo comunicar-me também precisa tê-lo instalado em seu celular. Que eu saiba, até o momento, eles não se comunicam entre si.
Sim, embora o whatsapp, facebook, signal utilizem o protocolo xmpp bloqueiam a interoperabilidade. No passado até funcionava, inclusive com o antigo google chat. Mas eu me nego a usar whatsapp, telegrão e afins. Usar big tech é servir satanas.
Sou obrigada a usá-lo por questões de trabalho, infelizmente! 😪
Eu até entendo, mas já mudei e neguei trabalhos por isso.
Eu me arrependo de uma coisa falando de tecnologia, de ter sido flexivel com muita gente que usa big tech e pouco firme nos meus valores. Sempre usei linux desde 2010, mas fui flexivel com os normies que sempre tiravam sarro de mim ao explicar porque uso o maximo que posso de codigo aberto e hardware também. Depois da psicopandemia, ficou bem claro que essa gentalha vai até me matar se necessario, eles não agem nunca por principios apenas seguem estimulos do sistema. Então hoje quem usa big tech pra mim é inimigo.
Não seja tão radical assim. Pessoas mais idosas nem sabem o que é uma distribuição Linux. Meus avós, por exemplo, certamente desconhecem que existem outros mensageiros além do WhatsApp. É preciso ter compaixão para com a ignorância alheia, e não vê-los como nossos inimigos.
Não se julgue superior aos outros apenas por usar Linux ou softwares de código aberto. Isso é um erro que eu cometia muito na minha adolescência. É preciso ter mais tolerância com as escolhas dos outros, por mais ignóbeis que as sejam.
Eu te entendo, não me considero superior aos outros por isso, mas chega um ponto em que tenho que escolher perder liberdade para falar com quem não quer ou não tem capacidade de usar melhores soluções ou escolher liberdade e divulgar, compartilhar estes valores com quer ouvir, aprender, ensinar os valores e pagar o preço e respondabilidade que a liberdade cobra. Para o resto me comunico presencialmente, via email ou sms.