Kamala Harris discursa após ser derrotada nas eleições presidenciais dos EUA
Candidata democrata e atual vice-presidente foi vencida por Donald Trump. Kamala discursa para apoiadores em Washington D.C. A democrata Kamala Harris, que foi derrotada nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, discursa para apoiadores em Washington D.C. na tarde desta quarta-feira (6). Mais cedo, a atual vice-presidente ligou para republicano Donald Trump para parabenizá-lo pela vitória.
Segundo projeções da Associated Press, Kamala deve conquistar 226 delegados no Colégio Eleitoral. Eram necessários 270 para vencer as eleições. Trump alcançou o número mágico durante a manhã desta quarta.
Kamala se tornou a candidata do Partido Democrata à Casa Branca após o presidente Joe Biden desistir de concorrer à eleição. Ela teve pouco mais de três meses para montar a campanha e percorrer o país.
Pesquisas indicavam que a candidata viveu um bom momento entre agosto e setembro, quando conseguiu abrir uma boa vantagem contra Trump nas intenções de voto. No entanto, nas últimas semanas, Kamala viu o republicano encostar e virar em estados considerados decisivos.
Durante a campanha, Kamala focou na defesa da democracia e classificou Trump como um risco, já que o republicano questionou os resultados das eleições de 2020 e responde a vários processos na Justiça.
Além disso, um dos pilares da campanha da democrata foi a defesa aos direitos reprodutivos das mulheres. A democrata prometeu enviar uma lei ao Congresso para restaurar o direito ao aborto em todo o país.
Trajetória
Formada em Direito e Ciências Políticas, Kamala foi procuradora da cidade de São Francisco e, depois, do estado da Califórnia. Ela também foi senadora pelo estado entre 2017 e 2020.
Em 2020, ela chegou a se apresentar como pré-candidata à Casa Branca e liderou algumas pesquisas dentro do Partido Democrata. No entanto, perdeu apoio e desistiu da corrida por falta de recursos financeiros.
Depois, foi escolhida por Joe Biden para integrar a chapa dele à Casa Branca. A estratégia foi usada para atrair minorias, já que Kamala é negra e filha de imigrantes.
A opção por Kamala foi fundamental para a vitória de Biden, funcionando como um chamariz para convencer eleitores negros a votar no pleito de 2020.
A democrata tem 60 anos e foi a primeira mulher a se tornar vice-presidente dos Estados Unidos. Se tivesse vencido, Kamala também se tornaria a primeira mulher no país a ser eleita presidente.
VÍDEOS: Eleições nos EUA
https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2024/noticia/2024/11/06/kamala-harris-discurso-derrota-eleicoes-eua-2024.ghtml