Oddbean new post about | logout
 Agora nas aproximações sociais (pfv tenha em mente q eu NAO acho q sao a msm coisa e eu acho o libertarianismo completamente aparte de religião, sou cristão mas não acho que tenham qualquer real igualdade entre eles)

Além das aproximações teóricas (jusracionalismo, antignosticismo, antihermeticismo e individualismo metodológico, antissistema) a gente pode ver uma aproximação mt forte na prática social.
Uma sociedade libertária e uma sociedade cristã recaem sempre na aristocracia natural antissistema (a defendida por hoppe e a de st agostinho); isso é, a soma dos fatores decentralizadores levam aos valores tradicionais(pfv nao confundir com valores conservadores atuais); ex:

o fim de bancos centrais controlando o consumismo, fim de bancos de usura que criam dependência e bolhas, fim do controle educacional (sim, o da igreja protex do lutero e do calvino contam aqui e são inversos ao tradicionalismo), levam diretamente a unidade da família e os "bons costumes" vencem sobre as famílias não unidas. A unidade familiar é a única que consegue independência autônoma contra governos e globalistas...
O livro dos socialistas George Orwell e do Aldous Huxley (1984 e Admirável mundo novo) são exemplos de como uma sociedade desunida e viciada em coisas não tradicionais (drogas e putaria msm) são levadas ao estatismo e dependência governamental.
Seria interessante vc ver os ideais do guido fawkes (sim o símbolo cypherpunk e dos anonymous) pra entender a correlação. Ele era um católico voluntarista contra o governo centralizador dos protestantes.

Então p mim é muito claro quando vejo conservadores no libertarianismo. Olavo defendia mises sempre, hoppe era cristão, rothbard abriu mar com tradicionalismo, spooner voluntarista com mesmos ideais, anarquistas americanos eram mt relacionados e até os defensores de venda de drogas como hess montaram sociedades tradicionalistas.