Por que será?
Por que Ele desejou o pecado e a morte eterna de bilhões?
Por que o discurso de amar os inimigos não parece nada coerente com expiação limitada e eleição incondicional como é ensinada no monergismo?
Por que no monergismo a criatura é responsabilizada pela decisão do Criador?
Eu não admiro divindades monergistas, talvez se o monergismo fosse ensinado com universalismo, purgatório ou reencarnação faria algum sentido. Mas não faz sentido nenhum para mim.
Você pode repetir: imperativos morais de Lutero, metafísica e ética.
Não vejo ética alguma, a menos que eu seja um dos cegos ou talvez simplesmente a nossa definição de ética esteja desencontrada.
Só uma pessoa iluminada e bem visionária conseguiria enxergar ética em um juízo onde alguém idealizou determinou o crime, coagiu o criminoso e depois o condenou. Estão sendo julgados atos humanos ou divinos, pois não é Ele quem faz tudo? Por que Ele não assume o que faz e não fica no lugar de réu? Nessa visão, a criação nem parece ser outra coisa se não reflexo da própria vontade dEle.
Me perdoe, mas Calvino era doente por apresentar uma divindade assim.
Paulo já responde tudo isso. Se Deus faz vaso para ira (deixa pessoas se perderem, não dando fé e arrependimento a elas) por que se queixa ainda (por que Deus ainda chama essas pessoas ao arrependimento, expondo a rebeldia delas contra o Deus verdadeiro?). Paulo responde para o seu interlocutor imaginário: "Quem és tu para discutir com Deus?"
Paulo reconhece que a reação normal é afirmar que Deus é injusto quando faz o que faz. Mas a resposta dele é que Deus é Justo e nós não. Nem eu, nem você temos o direito de julgar as obras de Deus. Nem deveríamos. Porque não existe um Padrão de Ético maior do que o Deus para que possamos responsabiliza-lo.
Deus não deve nada a ninguém. Ele poderia não ter salvo ninguém. E continuaria sendo Deus. O homem é que é responsabilizado por desobedecer.
Lutero e Calvino só fizeram aceitar assim como monergistas fazem. Imitam Paulo que no Final de Romanos 11 faz Doxologia (glorifica a Deus).
"Quem instruiu a mente do Senhor, quem foi seu conselheiro?"
Só que parece que Deus é apresentado como ministro do pecado.
No monergismo Deus faria tudo, até planejaria manter o pecado por milênios no Seu universo a troco de quê?
Só faltava dizer que os ímpios são servos de Deus. E que Deus sonhou com o pecado, mas como não quer sujar as mãos para parecer limpinho, obrigou anjos e homens a realizar Seus sonhos. E qual é o fim deles? Morte eterna.
Entendeu por que não faz sentido?
Talvez Calvino e seus ajudantea conseguissem disseminar essa ideia com o terror. Você sabe que os sermões daquela época deixavam as pessoas consternadas e loucas de medo. Como elas iriam raciocinar que não faz sentido algum?
Talvez o Calvinismo tenha tão poucos adeptos hoje por conta da fragilidade das argumentações e tornar temas simples como o juízo, a santidade e até mesmo a revelação da vontade de Deus, muito confuso e contraditório.
Eu já expliquei essa questão. Se você não separar Metafísica de Ética fica confuso mesmo. Por nisso o Tomismo só piora as coisas.
Mas a Bíblia apresenta essa tensão várias vezes. Por exemplo Sansão em Juízes 14. Deus havia proibido os israelitas se casarem com mulheres dos povos inimigos. Mas Sansão desceu a Timna e se apaixonou por uma mulher não israelita.
Seus pais perguntaram se ele não tinha interesse em uma mulher do povo de Israel. E o que diz o texto?
"Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor, pois este procurava ocasião contra os filisteus; porquanto, naquele tempo, os filisteus dominavam sobre Israel."
Juízes 14:4
O exemplo de Sansão é interessante.
Tanto quanto o de Raabe e Salmom Rute e Boaz, os diversos casamentos de Salomão com estrangeiras, o de Ester e Assuero (Xerxes).
Os ímpios são servos de Deus. Vc nunca pensou que quando Satanás foi até Deus nas alturas, Deus deu uma ordem a Satanás de não tocar na vida de Jó, e este satanás assim o obedeceu?
Você conhece a história do ateu querendo sacanear crente?
O cara era dona de uma rádio e uma crente idosa ligou lá e ficou no ar com o programa. Ela pediu uma ajuda e ainda pediu para Deus abençoar quem pudesse ajudar.
O ateu ficou furioso. "Falar de Deus no meu programa ao vivo? Vou sacanear essa velhinha".
Chamou um dos seus empregados e pediu para fazer uma super compra que daria para maia de três meses com muita coisa além do básico. E pediu para ele mesmo entregar no caminhão particular da empresa. Ele ainda deu uma ordem adicionou: "Quando terminar de descarregar diga para ela que foi o diabo que mandou. Quero ver se ela vai ficar com tudo isso, se ela estiver precisando mesmo se vai aceitar alguma coisa do diabo!"
Naquela tarde o empregado entregou a compra e quando colocou o último produto na mesa da crente já ia embora quando lembrou da ordem. A mulher só agradeceu. Aí ele perguntou: "A senhora não quer saber quem foi que mandou essa compra?" Ela respondeu: "Sabe que nem pensei nisso? Quem foi que mandou?" Na mesma hora, retrucou: "O diabo!"
A velhinha falou bem alto: "Glórias a Deus! Quando Deus manda, até o diabo obedece!"
Só para descontrair...