Oddbean new post about | logout
 Considerando que o Bitcoin apenas aumenta de valor enquanto as shitcoins estatais terão o seu valor cada vez mais diluído, eu duvido muito que as pessoas não vão passar a trabalhar para quem pode pagar em uma moeda que serve pra comprar alguma coisa. Fiquei perplexo em descobrir que existe uma cidade no RS que existem muitos estabelecimentos que aceitam Bitcoin. 

El Salvador, Argentina, EUA se Trump for eleitor, e outros países vão começar a transição para uma economia em que a reserva de valor não está mais nas mãos do estado. Talvez o estado esteja usando essa falsa aproximação com o Bitcoin pra mapear todos os possíveis usuários? É bem possível, mas uma vez que não é possível congelar saldos de carteiras com uma canetada ou confiscá-los, o que o estado vai fazer? O estado vai fazer o que? Pagar agentes ou treinar androides pra ir atrás das pessoas? O buraco que os estados nacionais estão se enfiando é cada vez mais fundo. Não vejo uma saída pra eles.

Uma parcela significativa da população vai cair nessa conversinha de "praticidade e facilidade" que o Drex pode oferecer. Mas quando as crises começarem, lockdowns climáticos, futuras pandemias e outras palhaçadas forem usadas como pretexto para congelar fundos, impedir pessoas de comprarem produto X ou Y ou simplesmente colocar prazo de validade no "dinheiro", vai haver um grande despertar coletivo, muitos podem voltar ao escambo, alguns podem usar dinheiro de papel clandestino, ou as atenções podem se voltar pras moedas digitais decentralizadas.

Gosto de pensar que no futuro, todos os planos deles irão por água baixo, que a população não vai aceitar isso, mas a realidade tende a ser muito decepcionante. Apenas rezo á Deus para que a providência divina nos impeça de suportar um fardo maior do que conseguimos carregar.