Oddbean new post about | logout
 Tirando a parte de que qualquer autoridade imposta é errada, eu concordo com tudo e ainda poderia acrescentar que capitalismo pode ser parte da solução, mas está longe de ser e única e exclusiva.
Há certo nível de liberdade em governos e nem todos se sentem sufocados com ele, muitos têm prazer em ser coluna sustentadora do estado. Nós também somos incentivados a resolver nossas demandas fora do estado e há muitos pormenores da vida humana onde o estado ainda não legislou.
Os governos humanos são errados e abusam de suas prerrogativas desde que o pecado depravou totalmente nossas almas.
Acontece que eu vejo nos governos, incluso o brasileiro, um sistema de regras privadas dentro do país que pertence a Deus e ele disse que todos os governos existem por Sua vontade, mas não quer dizer que Deus concorde com tudo o que os governantes fazem, é até mais complicado a posição de um governante, pois seu julgamento diante do Rei dos reis será muito mais severo.
Nesse contexto, por isso acredito que o miniarquismo é bom até pro governante, porque quanto menos controle ele exercer, menor a probabilidade de cometer falhas.
Sobre obrigações, a vida está cheia delas. Desde crianças já temos que nos submeter às leis biológicas, gostando ou não. Alimentação, sono, excreção, reflexos do corpo como espirrar, tossir, soluçar. Todo o corpo está sujeito à uma autoridade central, sistema nervoso. Um corpo anárquico é um corpo morto. As iniciativas particulares de algum sistema geralmente é negativa, por exemplo, o imunológico atacando o próprio corpo gera destruição.
Eu não sou fascista, não quero dizer que tudo tem que acontecer dentro do Estado. Esse exemplo seria no mundo ideal sendo governado por Jesus. A questão é que o mundo doentio ainda funciona como o pálido reflexo do ideal e a autoridade ainda é necessária, não porque eu ou você queremos, mas porque o proprietário do mundo quer.