Interessante não ter abordado o anarq sob a espiritualidade cristã (Tolstoi?). Eu diria que há um bom motivo que impossibilita a revelação anarquismo/cristianismo: O anarquismo é bem inocente com relação à natureza humana. Daí que, como em toda corrente filosófica, o anarq encontra a origem do mal no "sistema", nas instituições, no Estado, etc.
O cristianismo bíblico ortodoxo (faço questão de qualificá-lo para distingui-lo do cristianismo social politizado - portanto pagão), por outro lado, não titubeia em identifica a origem de toda desgraça humana: o coração humano (também nomeado de "carne" nas escrituras). Tg. 4:1
O anarquismo entafiza que, na ausência do Estado, nas liberdades individuais e no livre mercado, os homens encontrarão um caminho de paz e prosperidade, bastando seguir a máxima da não agressão a terceiros inocentes.
O cristianismo, por outro lado, diz que é absolutamente em vão abandonar o estado totalitário e atravessar a fronteira para o Ancapistao. Por quê? Porque ao fazer isso, os libertários também levam em suas bagagens o "coração humano", que é enganoso e desesperadamente corrupto (Jr.17:9)
Não mais que uma geração e o Ancapistão estará atolado na mais profunda violência e crise existencial.
A redenção do homem jamais virá do homem, como filosofaram cada uma dessas correntes do texto sobre espiritualidade. "Pode a árvore má produzir bons frutos?"
Redenção demanda um Redentor