Oddbean new post about | logout
 Very few people will really be able to be free geographically and financially, coming the dream sold on the internet of passive income, investing R$300 reais per month and nothing more.

What I need to say: if you do this for a long period, it will not be very difficult, if compared to the individual who does not do the same and depends exclusively on the INSS.

But no daydreams! 
 É, esse esquema de investir/poupar uma quantia pequena por mês, não vai fazer ninguém rico. Se a pessoa realmente ganha muito pouco e só pode poupar uma quantia dessa, melhor focar em usar o dinheiro para se capacitar e conseguir um trabalho melhor.
Na minha opinião, poupar pequenas quantias pensando no longo prazo, só vai frustrar a pessoa, pois esse dinheiro não será suficiente para fazer praticamente nada, e ela terá perdido uma parte da vida se sacrificando, sacrificando de certa forma a pouca qualidade de vida que ela poderia ter, para provavelmente não usufruir nada dessa poupança.  
 Uma pessoa poupando valores pequenos no Brasil, vai ter que continuar trabalhando, vai ter que usar serviços públicos de saúde da mesma forma, vai morar no mesmo lugar e etc. 
 Eu concordo bastante com seu pensamento. Mas eu sinto que preciso acrescentar um ponto: o hábito de poupar pequenas quantias, o faz ter a capacidade de entender que é possível ir mais longe (fazendo um crossover com suas palavras). Se qualificando de alguma maneira, tendo um emprego melhor e usando esse hábito do pouco, para melhorar a sua energia de poupar mais, investir melhor. 

Acredito fielmente que é possível ter uma boa vida; conheço pessoas no meu ciclo de amizades que não vivem de rendimentos, mas tem um pelo patrimônio. No pior cenário, basta liquidar uma parte e a vida continua. Agora, viver de rendimentos, pouco provável — mas com um patrimônio legal, sim! 
 Eu entendo seu argumento de criar o hábito de poupar é algo positivo, é educacional, mas se poupar significar sacrificar a pouca  qualidade de vida que a pessoa possa ter, não vejo muito sentido. 
Poupar naturalmente pelo simples fato de ter consciência de que não se deve gastar mais do que recebe, já é suficiente. Mais do que o hábito de poupar, para mim o mais importante é ensinar a viver uma vida sem ostentação e sem consumismo desnecessário.  
 Esses meus argumentos é porque já vi muita gente com pensamentos assim: Coloca uma meta de poupar X valor no mês, aí alguém chama para fazer algo bacana, a pessoa tem o dinheiro, gostaria de ir, mas não vai porque colocou essa meta fixa. A pessoa fica neurótica, entende? Cria um hábito mas também adquire uma doença no combo, rs. 
 Gosto de conversar com você por isso, manja das paradas. Particularmente, tenho minhas metas mês, mas se não der, não tem problema. Bora viver! Criar experiências! Eu sou mega positivo, sem neuroses. A mesma coisa é com quem faz dieta e não se permite comer um churrasco na casa de uns amigos, pelo propósito. 

A verdade é: gente chata e neurótica não é boa sobre nenhum aspecto! ☺️